A Importância da Leitura na Primeira Infância

A leitura é fundamental na primeira infância, porque auxilia no desenvolvimento da criança e desperta nela o interesse pelos livros.

É a partir do quarto mês de gestação que a audição do feto começa a ser desenvolvida, portanto, logo após o nascimento é necessário que o bebê tenha contato com os mais variados tipos de sons e palavras para que desde cedo aprenda a diferenciar e dar significado para cada uma delas

Um exemplo seria o caso de um bebê que nunca ouviu nenhum som: logicamente ele não irá falar, porque não teve a oportunidade de ouvir algo para se espelhar e, assim, tentar produzir algum som. Esse fato lógico justifica a importância da leitura, mesmo para as crianças que ainda não falam, pois com essa atitude, elas começam a absorver palavras novas muito antes de aprenderem a falar. A voz se forma assim.

É importante ressaltar que o leitor deve se policiar para não usar somente palavras comuns do cotidiano, pois no momento da leitura o bebê pode atribuir significados às palavras à sua maneira, ao mesmo tempo em que observa as expressões faciais do leitor, como por exemplo, a direção do olhar dele e, assim, pouco a pouco, o bebê vai aprendendo o que é um livro e como se deve utilizá-lo.

Fazendo com que a leitura se torne um hábito na vida do bebê desde a primeira infância, isso impedirá que a criança sofra constrangimentos ao entrar na escola e perceber que seus coleguinhas sabem manusear um livro e ela não. Isso inclui deixar que o bebê se aventure colocando os livros na boca e, em alguns casos, rasgando-os nos primeiros contatos. Devemos entender que esses acontecimentos fazem parte do processo de descoberta dos nossos pequenos.

Além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem da criança, a leitura nos primeiros meses de sua vida auxilia para que futuramente a criança não veja os livros como sendo seus inimigos, justamente porque desde cedo ela se familiarizou com o objeto. Nossa língua é uma fonte inesgotável de conhecimento e só poderá ser totalmente desvendada e descoberta a partir de hábitos pequenos como este, lendo para os nossos pequenos.