O Colégio

Os valores são palavras que expressam as intencionalidades do Colégio Azevedo Marques. Eles podem ser considerados como o coração da cultura organizacional da escola. São guias de nossas condutas. A partir dos valores, escolhemos nossos caminhos, nossas ações pedagógicaseducativas e, consequentemente, construímos nossa identidade de colégio.

Para o Colégio Azevedo Marques o objetivo maior da educação se pauta no valor da excelência acadêmica, articulado ao trabalho de formação do indiduo, no da inclusão de nosso aluno como cidadão do mundo, garantindolhe o prazer de estar na escola e o diálogo permanente com a família. Esses valores são traduzidos em ações concretas, uma vez que o foco principal é garantir a aprendizagem dos alunos.

Excelência acadêmica – O Colégio Azevedo Marques entende a importância da formação acadêmica em nossos alunos, como resultado de conhecimentos acumulados historicamente e respeitando as relações sócio contextuais pprias de cada grupo. Esses conhecimentos devem ser abordados com procedimentos intencionais para desenvolver habilidades nos alunos e competências para eles serem capazes de resolver quaisquer situações complexas. Esta formação acadêmica ocorre pelo crescimento gradativo das atividades, pelo atendimento individualizado, pela diversidade de tarefas e projetos.

Parceria com as falias – o Colégio Azevedo Marques entende que a parceria entre as famílias e a escola é essencial para a efetivação do projeto educativo. Essa parceria se por meio de reuniões formais individuais e coletivas, encontros informais no ambiente da escola, divulgação do trabalho via site e email, bem como encontros formativos e palestras sobre temas da educação. As famílias são bemvindas ao compartilhar os saberes pedagógicos, que são da instituição e o desenvolvimento escolar de seus filhos.

Formação do indivíduo – o Colégio Azevedo Marques entende formação do indivíduo para além dos saberes acadêmicos tradicionais, sobretudo por meio de conceitos diferenciados nas aulas, com abordagem a temas atuais. Acredita na importância e estimula a participação em projetos solidários. Estimula também a prática de Esportes como uma forma do aluno ampliar o conhecimento sobre seu corpo, ter desafios e desenvolver o espirito competitivo ético. Acredita que a escola tenha importância no desenvolvimento das habilidades interpessoais, estimulando trabalhos em grupo como uma forma de desenvolver a escuta, o respeito, a tolerância às diferenças e a inteligência sócio-emocional.

Ser feliz na escola – o Colégio Azevedo Marques acredita na importância do aluno ser feliz na escola para que o processo de aprendizagem se desenvolva de forma mais eficaz. Dessa forma, desenvolvemos um ambiente escolar que proporciona a construção das amizades, acolhe, ouve e respeita o aluno, que permite que ele tenha experiências de convívio enriquecedoras e formadoras nas muitas horas do dia em que estão no colégio. Atividades lúdicas e jogos, recreio com atividades monitoradas, gincana, comemorações, geram momentos de alegria e descontração que, somados a afetividade e acolhimento de todoos funcionários, tornam o colégio um ambiente agradável e feliz.

Cidadão do mundo – o Colégio Azevedo Marques entende como de grande importância formar um cidadão do mundo, pois, atualmente, no mundo globalizado, é fundamental que o aluno tenha uma educação que ultrapasse as fronteiras de sua cultura e experiências locais. O colégio acredita na importância do aluno conhecer outras culturas, atitudes, símbolos, crenças, valores, costumes, como formas diferentes, porém letimas de interpretar e interferir na realidade.

Para refletir…

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que osssaros desaprendam a arte do voo.

ssaros engaiolados são pássaros sob controle.

Engaiolados, o seu dono pode leválos para onde quiser.

ssaros engaiolados sempre têm um dono.

Deixam de ser ssaros.

Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas o amam ssaros engaiolados.

O que elas amam são ssaros em voo.

Existem para dar aos ssaros a coragem para voar.

Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo nasce dentro dosssaros.

O voo não pode ser ensinado.

Só pode ser encorajado”

Rubem Alves