1992

A História da Escola começa em 1992, quando Maria Gabriela e suas filhas Valéria, Renata, Roberta e Daniela, todas ligadas à área de educação, decidem abrir uma escola de Educação Infantil. Contaram também com a visão empreendedora de Hélio, o pai da família.
Uma casa bem simples foi alugada, e nela várias modificações foram feitas, para melhor receber as primeiras crianças. No início eram 8 os alunos, entre 2 e 6 anos de idade. Ao final desse ano, o número de matriculados atingia os 40.

1993 - 1994

Em 1993, a escola continuava a crescer e já se percebia a necessidade de mudança das instalações, o que aconteceu no início de 1994.

1996

As novas instalações eram bem mais amplas e confortáveis, garantindo melhor atendimento aos alunos.
No entanto, a escola continuava a crescer. Em 1996, iniciou-se a construção de um prédio próprio, tendo em vista os parâmetros para construção de um prédio escolar.

1997 - 2002

Em 1997, a escola estava em seu novo endereço, desta vez, em definitivo.
A necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, fez com que, a partir de 1999, a escola implantasse também o Ensino Fundamental - de 1ª a 4ª séries.

E o Reino das Crianças continua crescendo. Em 2002, torna-se o Colégio Azevedo Marques, expandindo seus cursos até a 8ª série do Ensino Fundamental

2003 - 2004

Sempre preocupado com o conforto dos alunos, em julho de 2003 inicia-se a construção de mais uma ala na escola. O novo prédio destina-se aos alunos do Ensino Fundamental. Em agosto de 2004, o Colégio passa a contar com uma ala para a Educação Infantil e outra para o Ensino Fundamental.

2017

Em 2017, a escola completa 25 anos de existência. Já é bastante conceituada em São José do Rio Preto, pelo árduo trabalho que é desenvolvido e pelo grande carinho com que trata seus alunos e familiares.