Ensino Fundamental

A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.

Progressivamente, o aluno entra em contato com novos contdos. O repertório ampliase à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas, no Fundamental I e posteriormente no Fundamental II.

No 1º ano do Fundamental I, sistematizase o processo de alfabetização que vem sendo construído ao longo da Educação Infantil. As crianças vão se apropriando de informações, por vezes externas à escola, e trazem para o colégio esse repertório letrado e diversificado. Portanto, temos na mesma série crianças que começam a reconhecer letras e outras que leem textos.

Os alunos iniciam o 1º ano dominando o sistema alfabético da escrita, consolidando, ao longo do Ensino Fundamental l essa alfabetização. Ao término do 5º ano, produzem textos argumentativos, compreendem textos de diferentes neros e constroem estratégias de raciocínio lógicomatemático para resolução de situaçõesproblema. Entendem sua história de vida e, assim, as rupturas, permanências e possibilidades de transformações no meio em que vivem. A observação, o levantamento de hipóteses, as experiências e o registro de descobertas começam a apresentar um formato de estudo investigativo. Além das habilidades linguísticas e lógicomatemáticas, é necessário que os alunos tenham a possibilidade de desenvolver suas competências musicais, estéticas, corporais, espaciais, intra e interpessoais, garantindo qualidade de vida e a formação de sua identidade cultural.

A faixa etária ainda demanda diversas propostas pedagógicas lúdicas, o que ocorre frequentemente, e, além disso, experiências de aprendizagem significativa são desenvolvidas, com o uso da tecnologia, dos diversos livros e cadernos.

O Fundamental II tem como pressupostos essenciais a aquisição de conteúdos acadêmicos, a autonomia, a liberdade do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação condões necessárias para que o aluno seja protagonista de seu pprio conhecimento.

Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas, vídeo-aulas, tarefas, estudos do meio e projetos de trabalho interdisciplinares. Cabe ao professor apresentar os conteúdos e atividades de modo que os alunos compreendam por que e para que aprendem. Assim, desenvolvem expectativas positivas em relação à aprendizagem e sentemse motivados para o trabalho escolar.

Nossos alunos cresceram e crescem em um ambiente culturalmente tecnológico; desse modo, as atividades fazem uso de deos, softwares educacionais, sites, blogs, redes de relacionamentos, chats e outros recursos. Promovemos a utilização de recursos tecnológicos para simular experimentos, promover aprendizagem lúdica, pesquisas dirigida

Assumindo o compromisso de uma educação ampla e constantemente renovada, o Colégio Azevedo Marques busca integrar ao dia a dia da escola conceitos de ética, cidadania e valores responsabilidade pessoal e social, preservação do meio ambiente, saúde e cuidado com o próprio corpo que se combinam, em atitudes e práticas experimentadas em contato com os colegas e a comunidade.

Assim, todos os fazeres e saberes de cada disciplina contribuem para a formação de um indiduo crítico, conhecedor da cultura, criativo, capaz de localizar e de desenvolver suas habilidades e competências.